Tuesday, October 18, 2022

Magnus Carlsen está PERDIDO! Mas PERDEU? Aimchess Rapid 2022

“True story” Streets of Philadelphia, September , 2022.




A Rússia de Kiev (800–1100)

Ver artigo principal: Rússia de Kiev

Durante os séculos X e XI, o território da Ucrânia tornou-se o centro de um Estado poderoso e prestigioso na Europa, a Rússia de Kiev, o que estabeleceu a base das identidades nacionais ucraniana e das demais nações eslavas orientais nos séculos subsequentes (ex.: russosucranianos e bielorrussos[4]). A capital do principado era Kiev, conquistada dos cazares por Ascoldo e Dir por volta de 860. Conforme a Crônica Nestoriana, a elite do principado era formada, de início, por varegues provenientes da Escandinávia que foram mais tarde assimilados à população local de modo a formar a dinastia ruríquida.

Rússia de Kiev

A Rússia de Kiev era formado por diversos domínios governados por príncipes ruríquidas aparentados. Kiev, o mais influente de todos os domínios, era cobiçada pelos diversos membros da dinastia, o que levava a enfrentamentos frequentemente sangrentos. A Era Dourada do principado coincide com os reinados de Vladimir, o Grande (r. 980–1015), que aproximou o seu Estado do cristianismo bizantino, e seu filho Jaroslau I, o Sábio (r. 1019–1054), que viu o principado atingir o zênite cultural e militar.

No século XII ocorreu um processo de fragmentação, apesar dos esforços em contrário durante os reinados de Vladimir II Monômaco (r. 1113–1125) e de seu filho Mistislau I (r. 1125–1132), após a morte daquele último, o território se desintegrou, com o surgimento de principados separados com sede em KievCzernicóviaGalícia e Vladimir-Susdália.[4]

invasão tártara-mongol[4] do século XIII conferiu ao principado o golpe de misericórdia, do qual nunca se recuperaria.